Câncer de próstata: Quais são as opções de tratamento?


O câncer de próstata não apresenta apenas um tratamento padrão, existem pelo menos quatro opções que são: a cirurgia de retirada da próstata, a radioterapia, métodos ablativos, ou o acompanhamento do tumor, que é chamado de vigilância ativa.


A escolha dessas alternativas vai depender muito da idade do paciente, gravidade da doença, doenças associadas e expectativa de vida porque todos os tratamentos podem trazer complicações.


Como é feito o tratamento do câncer de próstata?


O tratamento do câncer de próstata pode ser feito com remédios, radioterapia ou cirurgia, conforme indicação do especialista da área e da fase em que a doença se encontra.


O tratamento para câncer de próstata inicial pode ser feito de várias formas, que incluem:


Cirurgia:

Método mais utilizado e que consiste na retirada completa da próstata. A maneira convencional, a chamada cirurgia aberta, a próstata é retirada através de um corte feito no abdômen sob anestesia geral. Normalmente o paciente fica internado 2 a 3 dias.

Há também a cirurgia por videolaparoscopia pura, que exige bastante atenção do cirurgião, uma vez que a retirada da próstata é feita por instrumentos que passam através de pequenos cortes no abdome. A recuperação costuma ser mais rápida e o sangramento durante a cirurgia menor.


Mas também há a possibilidade da cirurgia robótica de próstata, que é a modalidade de tratamento cirúrgico na qual o urologista aplica técnica laparoscópica (por vídeo) e utiliza um sistema de braços robóticos de alta precisão, controlados pelo próprio cirurgião através de um console instalado na sala de cirurgia. No tratamento cirúrgico para câncer de próstata, ela vem sendo considerada a melhor opção para o paciente.


Radioterapia

Aplicação de radiação por toda área da próstata, eliminando as células de câncer. Em princípio, o tratamento de câncer de próstata com radioterapia é usado em casos em que a cirurgia está contraindicada ou quando o paciente recusa esse tipo de tratamento.


Terapias Ablativas

Nesta modalidade, duas opções se destacam: a braquiterapia e o tratamento focal – HiFU: High Intensity Focused Ultrasound.


O primeiro tem indicações limitadas e tem sido pouco utilizado no mundo. Já o HiFU vem em crescente utilização na Europa e EUA. No Brasil sua utilização ainda é restrita a poucos centros, e está indicado principalmente para quadros de recidiva e para os pacientes portadores de pequeno volume de doença ou de comportamento menos agressivo.


Vigilância Ativa

O acompanhamento do paciente é feito seguindo uma rotina rigorosa, com consultas periódicas, realização de PSA e exame de toque retal bem como ressonância da próstata e biópsia. É uma forma interessante e crescente de postergar um tratamento mais invasivo em pacientes selecionados: aqueles que possuem um câncer indolente com baixíssimo volume de doença.


Como tratar o câncer de próstata avançado?


Mas como é feito o tratamento do câncer de próstata avançado? Pois bem, isso vai depender se a doença se encontra localizada (localmente avançada) ou se formou metástases. No caso do câncer de próstata avançado localizado, geralmente, é feita associação de dois ou mais tipos de tratamento – terapia multimodal – que pode incluir remédios anti-hormonais e cirurgia ou radioterapia e cirurgia, dependendo da gravidade da doença.


No caso de câncer de próstata avançado, o tratamento pode utilizar uma multiterapia com medicações. No caso do tratamento para câncer de próstata com metástase o mais importante é impedir o avanço da doença, e, por isso, pode ser utilizado:

Cirurgia para retirada de ambos os testículos

Ingestão de remédios anti-androgênicos ou bloqueadores hormonais

Estes tratamentos levam à redução dos níveis de testosterona, que é o principal responsável pelo desenvolvimento do tumor.


Enfim, como você pode ver, os tratamentos são recomendados de acordo com as particularidades de cada paciente. Mas uma coisa é certa, quanto mais cedo a doença for diagnosticada maiores são as chances de cura.


Portanto, faça exames regulares e cuide bem de sua saúde!




Dr. Humberto Montoro

Instituto de Urologia de Maceió

(82) 3241 - 3000



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo