Novembro azul: saiba a importância da prevenção.



O que é Novembro Azul?


Nos últimos anos pesquisas mostraram o aumento de casos de homens com câncer de próstata, e essa estatística elevada ocorreu por falta de prevenção dos mesmos. A campanha mundial do novembro azul surgiu com o objetivo de salientar a importância dos cuidados com a saúde masculina e evitar agravação do caso.


Segundo dados do Prostate Câncer Foundation (PCF), um dos órgãos que realizam diversas pesquisas inovadoras sobre a doença, 1 a cada 9 homens será diagnosticado com a doença em algum momento de sua vida.


O PCF alerta que 1 a cada 350 homens registram câncer de próstata antes dos 50 anos, mas a partir dessa década os números mudam drasticamente:


▸ 1 a cada 52 homens são diagnosticados com câncer de próstata dos 50 a 59 anos;

▸ 1 a cada 19 homens têm câncer dos 60 aos 69 anos;

▸ 1 a cada 11 homens receberam diagnóstico de câncer de próstata acima dos 70 anos ou mais...


Como surgiu o Novembro Azul?


O 17 de novembro foi instituído como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Em 2003, no mês de novembro, um grupo de amigos australianos resolveu deixar o bigode crescer para lembrar da importância nos cuidados com a saúde masculina. Fundaram o Movember, que é fruto da junção das palavras moustache (bigode) e do mês novembro.


O Movember deu tão certo que se transformou em Movember Foundation. O intuito é arrecadar fundos para estimular pesquisas de combate à doença. Diversos órgãos em mais de 20 países são beneficiados, entre eles, o próprio PCF, que já recebeu mais de US$ 50 milhões para apoiar pesquisas inovadoras, financiar prêmios e criar novas estratégias de tratamento de precisão.


A partir de 2008, o movimento chegou ao Brasil com o nome Novembro Azul. Fundado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, teve prontamente o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e do Ministério da Saúde (MS). Todos os anos, a campanha aborda temas de importância para os homens, com principal foco no diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de próstata.



Campanha novembro azul e a importância dela:


O símbolo do novembro azul (bigode Novembro Azul ou laço Novembro Azul) surge em diversos materiais que ressaltam a importância da avaliação precoce da saúde masculina, incluindo a consulta médica para realizar exames de toque retal e PSA.

Essa campanha de novembro ajuda os homens a lembrar que precisam se espelhar mais no comportamento preventivo de mulheres, essas que costumam frequentar médicos Ginecologistas desde a puberdade, quando entram no ciclo reprodutor. Estatisticamente sabemos que mais da metade dos homens (51%) até os 35 anos nunca foram ao urologista, e por esse motivo a mensagem do Novembro Azul é sempre a necessidade de conscientização dos homens para sua saúde.


É importante que os homens, quando vejam as ideias criativas para o Novembro Azul percebam a importância de se cuidar. E aqui estão alguns motivos importantes para frequentarem o urologista com periodicidade:


▸ Diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce, o que favorece os tratamentos;

▸ Diagnosticar o tumor de testículo;

▸ Evitar e tratar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis);

▸ Disfunção Sexual Erétil;

▸ Alterações Penianas e Escrotais.

Dessa forma, mesmo nos casos de pacientes sadios, reforça-se a busca por autoconhecimento. Afinal, como saber se há alterações se você não sabe o que é normal? É bom lembrar que no Novembro Azul, prevenção é uma das chaves para se conhecer.



Dr. Humberto Montoro

Instituto de Urologia de Maceió

(82) 3241 - 3000




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo