
A fratura peniana (FP) é uma emergência urológica rara, definida como a ruptura da túnica albugínea do corpo cavernoso (CC) causada por trauma contuso no pênis ereto. Pode ser originado durante a atividade sexual ou não.
Relações sexuais e masturbação são as principais causas sexuais, enquanto as lesões não-sexuais incluem:
Rolar na cama durante a noite (durante a ereção peniana noturna espontânea);
A própria manipulação peniana ao colocar o pênis nas roupas, enquanto ereto;
“Thagaandan”, que é a flexão forçada do pênis ereto para conseguir atingir a detumescência peniana (retorno do pênis ao estado flácido, após a ereção).
A prática do taqaandan (também taghaandan) coloca os homens em risco de fratura peniana. Taqaandan, que vem de uma palavra curda que significa “clicar”, envolve dobrar a parte superior do pênis ereto enquanto segura a parte inferior do eixo no lugar, até que um clique seja ouvido e sentido. Diz-se que é indolor e foi comparado a estalar os nós dos dedos, mas a prática levou a um aumento na prevalência de fraturas penianas no oeste do Irã. Taqaandan pode ser realizado para atingir a detumescência, mas, obviamente, não recomendo esta prática.
A Fratura Peniana tem uma apresentação clínica bastante típica.
Os pacientes relatam ouvir um som instantâneo seguido de dor, detumescência peniana (retorno do pênis ao estado flácido) e inchaço de aparição tardia, hematoma e deformidade peniana conhecida como “deformidade da berinjela”. À medida que o hematoma se expande, o eixo do pênis se vira ao lado oposto da túnica albugínea rompida.
Na presença de lesão uretral associada, acontece em 1–38% dos casos, achados como: sangramento uretral, hematúria (sangue na urina) e dificuldade de micção podem ser observadas.
Como o quadro clínico é bastante característico, nenhum teste específico de diagnóstico é necessário. No entanto, exames de imagem como ressonância magnética e ultrassonografia do pênis têm mostrado um papel significativo na avaliação de casos de FP.
Para prevenir complicações tardias, como disfunção erétil e deformidades, a cirurgia imediata é o tratamento de eleição para corrigir o defeito na túnica albugínea.
Portanto, meus recados aqui para o leitor são:
Tomar cuidado ao manter relações sexuais, especialmente com muito vigor e quando a parceira ou parceiro estão dominando as ações.
Caso haja suspeita de fratura com os sinais e sintomas acima descritos, procure um urologista ou serviço de emergência o mais rápido possível!
Comments