O que significa Novembro Azul? Entenda a importância deste movimento



Você já deve ter visto muitas pessoas, empresas e órgãos governamentais apoiando essa causa, mas será que você sabe realmente o que significa Novembro Azul?

O movimento teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina, especialmente sobre a prevenção do câncer de próstata, que o quanto antes for diagnosticado, oferece maiores chances de cura.


Na Austrália, a campanha foi criada por um grupo de amigos, os quais deixaram seus bigodes crescerem durante todo o mês de novembro, a fim de chamar a atenção da sociedade sobre a saúde masculina e arrecadar fundos para as entidades públicas carentes. Posteriormente, o símbolo da campanha passou a ser um laço azul, semelhante aquele do movimento Outubro Rosa.


Vale destacar que ainda existe uma grande parte dos homens que são resistentes em relação a realização dos exames preventivos e que ainda existe muito preconceito em torno do assunto. Por isso, a cada ano as campanhas sobre o Novembro Azul estão sendo intensificadas, com a intenção de desconstruir esse pensamento contrário e ressaltar a importância do cuidado com a saúde masculina.


Nesse sentido, é importante explicar que além do câncer de próstata, outras doenças também podem ser diagnosticadas e tratadas precocemente em homens que possuem uma frequência regular ao médico urologista ou andrologista, o que é determinante para garantir saúde e qualidade de vida.


Conheça 5 principais cuidados com a saúde masculina

1 – Visitar o médico urologista e andrologista anualmente;

2 – Homens, geralmente acima de 50 anos, devem realizar o exame de PSA ou exame de toque retal anualmente;

3 – Usar preservativo durante as relações sexuais e saber identificar os sintomas de alteração na próstata;

4 – Cuidar da sua higiene íntima diariamente;

5 – Manter hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos.


Além disso, vale destacar também que existem alguns fatores que podem aumentar as chances de câncer de próstata nos homens, como: idade, raça, nacionalidade; histórico familiar, alterações genéticas; alimentação, obesidade, tabagismo, exposição ocupacional e inflamações na próstata.


Sendo assim, é importante estar sempre atento quanto a sua saúde física e mental, a fim de evitar problemas mais graves ao longo de sua vida e garantir mais tranquilidade aos seus dias.


Agora que você já entendeu o que significa Novembro Azul, que tal tirar um tempinho para cuidar de você mesmo? entre em contato conosco e marque sua consulta.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo