Relação Infecção Urinária X Consumo de Água



A infecção urinária é causada principalmente pela bactéria Escherichia coli que é proveniente das bactérias do tubo intestinal. A sua incidência é muito mais frequente em mulheres do que em homens e podem apresentar quadros de recorrências. Um estudo recente, demostrou que o maior consumo de água tem diminuído a incidência de infecção urinária principalmente em mulheres jovens, publicado na revista Jama Network.

Neste estudo, dividiram dois grupos de mulheres que apresentavam episódios de cistite, o primeiro grupo passou a ingerir no mínimo 1,5 litro de água e o outro grupo manteve hábitos normais de ingesta de líquidos.

Após um período de observação por 12 meses: houve índice médio de infecção para o primeiro grupo de 1,7 e para o segundo grupo índice de 3,2 casos na média. Observaram também que houve uma diminuição significativa do uso de antibióticos para grupo de ingeriu mais liquido em relação ao outro.

Assim o estudo concluiu que o consumo de água é um forte aliado no combate à infecção urinária, auxilia na prevenção das recorrências das infecções urinárias em mulheres jovens.

Outros estudos têm demostrado que a constipação intestinal (intestino preso) é um outro fator que favorece a infecção urinaria, neste quadro há uma grande proliferação bacteriana intestinal que devido sua proximidade da região anal e uretral facilitaria à infecção urinaria. Uma das formas de tratar a constipação intestinal é a ingestão líquidos na dieta.

A presença de cálculos urinários tanto pode manter uma infecção urinária, assim como, a infecção urinária crônica pode leva a formação de cálculos, mais uma vez a ingestão de líquidos diminui tanto episódios de infecção, bem como, a formação e eliminação dos cálculos.

Assim a importância da ingestão de no mínimo de 1,5 litros de água pode diminuir em muito a frequência das infecções urinárias.


Referências: Hooton TM, Vecchio M, Iroz A, et al. Effect of Increased Daily Water Intake in Premenopausal Women With Recurrent Urinary Tract InfectionsA Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. Published online October 01, 2018. doi:10.1001/jamainternmed.2018.4204


Dr. Humberto Montoro

Instituto de Urologia de Maceió

(82) 3241 - 3000


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo