VAI VIAJAR NAS FÉRIAS DE FIM DE ANO? SAIBA COMO EVITAR A INFECÇÃO URINÁRIA:



É a chegada as férias de fim de ano acompanhadas do verão brasileiro que sempre pedem um passeio na piscina ou praia. É bem comum que passemos as tardes inteiras nesses locais em meio a muita diversão. Entretanto, é preciso ficar atenta quanto ao biquíni molhado, pois a umidade favorece a proliferação de bactérias.

Sintomas como dor, ardência, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e sangramento ao urinar podem indicar infecção urinária. O problema é mais comum nas mulheres, devendo ficar mais atentas durante esse período.

Existem dois tipos de infecção urinaria: a cistite, que provoca inflamação na bexiga, porém, é fácil de ser resolvida através de um tratamento adequado e eficaz, e a pielonefrite, quando a bactéria que infecta a bexiga sobe para o rim. Como esse órgão é cheio de vasos sanguíneos, pode acontecer de o invasor entrar na circulação e se disseminar pelo corpo todo, levando a pessoa inclusive a morte. Por isso é necessário prestar atenção aos sintomas e tratar o quanto antes.

Fatores de risco

Além da umidade nas roupas de banho, existem alguns outros fatores que podem causar a infecção urinária, como:

– A vida sexualmente ativa: A atividade sexual intensa pode aumentar as chances de desenvolver a infecção urinária.

– Baixa imunidade: um sistema imunológico suprimido impede que as defesas do corpo atuem de forma completa, facilitando a entrada de bactérias que causam infecções.

– Segurar o xixi: Deixar o xixi parado na bexiga por muito tempo cria um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

– Gestação: As gestantes estão mais propensas a desenvolverem o problema devido às alterações que o corpo sofre tanto funcionais, como anatômicas nos rins e vias urinárias, favorecendo a proliferação de bactérias na região.

Saiba como evitar a infecção urinária durante o verão

É preciso manter-se saudável, ingerindo bastante líquidos, de preferência água, além de ser necessário realizar uma higiene adequada, especialmente antes e após a relação sexual. Ao higienizar a região íntima feminina, fazê-lo sempre no sentido da frente para trás. Outro ponto importante é evitar segurar a urina, dando uma pausa nas atividades sempre que houver a vontade de urinar.

Evitar o uso de biquíni molhado por longos períodos para que as bactérias não se proliferam em locais úmidos. Além disso, é preciso trocar frequentemente os tampões e absorventes no período menstrual para manter uma boa higiene.

Caso você apresente alguns desses sintomas como ardência ao urinar, dor, urina acompanhada de sangue ou qualquer outra alteração, procure um profissional imediatamente para buscar o tratamento adequado.

No Instituto de Urologia de Maceió, temos uma equipe especializada preparada para atendê-lo. Somos referência em urologia em Maceió-AL. Marque agora mesmo a sua consulta.


Para agendamento, entre em contato: Dr. Humberto Montoro Instituto de Urologia de Maceió (82) 3241 - 3000

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo