Vasectomia pode ser revertida? Tire suas dúvidas



Muitos homens que pensam em realizar a cirurgia de vasectomia não sabem como realmente é feito o procedimento. Tal desinformação acaba fazendo com que muitos deles desistam antes mesmo de tomarem ciência sobre todos os detalhes do método de contracepção.


O procedimento é considerado simples e seguro. E sim, a vasectomia pode ser revertida, caso surja o interesse de ser pai novamente.

O número de homens que procuram pelo procedimento de reversão aumenta a cada ano. Atualmente, cerca de 5% dos homens vasectomizados procuram reverter o processo.


Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post até o final para entender como funciona o procedimento e como ele pode ser revertido.


O que é a vasectomia?

A vasectomia é um procedimento contraceptivo feito em homens e que costuma ser bastante eficiente. O procedimento é considerado simples, rápido e seguro, e necessita apenas de anestesia local.


A vasectomia consiste em cortar os canais deferentes que saem de cada um dos testículos, os quais são a via de acesso dos espermatozóides durante a ejaculação, impedindo que cheguem até a parceira.


Cerca de sessenta dias depois de realizado o procedimento, é preciso que o paciente faça o espermograma, um exame que irá testar a eficácia do método, sendo importante recorrer a outro meio anticoncepcional durante este período.


E ao contrário do que muitos homens acreditam, os riscos do procedimento são consideravelmente baixos, não impedindo que continuem ejaculando, afinal os espermatozóides equivalem a apenas 1% do sémen.


Além disso, não acontecem alterações na produção do hormônio testosterona, na ereção, micção ou libido masculina, ou seja, o organismo masculino permanece respondendo normalmente como era antes da cirurgia.


A vasectomia pode ser revertida?

Mesmo sendo algo consideravelmente simples, a vasectomia é, ao menos em um primeiro momento, irreversível e deve ser feita apenas mediante consentimento das duas partes do casal. Mas mesmo tomando a decisão de nunca mais gerar descendentes, alguns homens ainda desejam voltar atrás e realizar a reversão pelos mais variados motivos.


A vasectomia pode ser revertida, mas sua reversão consiste em um procedimento mais complexo, que não é feito por todos os especialistas e requer um maior tempo para recuperação do paciente.


Além disso, sua eficácia não é de 100%, sendo que alguns homens permanecem sem conseguir gerar filhos da maneira tradicional depois de feita a reversão.

A princípio, qualquer paciente que tenha feito a cirurgia poderá revertê-la, mas a fertilidade irá depender de alguns fatores, como os descritos na lista a seguir:


• Não ter apresentado dificuldade para gerar filhos antes do procedimento;

• Não ter feito a cirurgia há mais de dez anos;

• Possuir parceira com idade menor que quarenta anos.

Caso o paciente esteja em um ou mais desses fatores, poderá passar por um tratamento de fertilização assistida, depois de feita a reversão.


Como é realizada a reversão da vasectomia?

A reversão da vasectomia, como já mencionado, não é algo tão simples e requer alguns cuidados, além de levar um tempo maior para conclusão, cerca de três a quatro horas.


Ela é minuciosa e delicada, afinal os canais deferentes precisam ser religados, mas estes possuem tamanho muito pequeno – medido em diâmetros de décimos de milímetros -, sendo necessário utilizar um microscópio cirúrgico e fios instrumentais para microcirurgia.


Os bons resultados da reversão tem relação com alguns pontos, os quais você pode visualizar na lista abaixo:

  • Tempo menor entre a vasectomia e sua reversão;

  • Tipo de vasectomia que foi realizado;

  • Capacidade que o paciente tem de cicatrização;

  • Quantidade de espermatozóides produzida, a qual deve ser mantida depois da vasectomia;

  • Experiência que o profissional possui, além de sua habilidade para realizar microcirurgias.

Antes de tomar essa decisão, é importante que o paciente converse com seu médico urologista e entenda perfeitamente todos os detalhes da cirurgia.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo