top of page

Dor no baixo ventre: saiba quais são as causas e tratamentos



Há uma série de problemas que podem causar a dor no baixo ventre, também conhecida como dor no pé da barriga, como por exemplo os gases ou a infecção do trato urinário.

Devido ao fato de este ser um problema que pode ter sua causa originada em outros órgãos da mesma área ou de áreas próximas, é essencial buscar o acompanhamento médico ao sinal de qualquer alteração no abdômen, evitando diversos outros riscos.

Continue a leitura e saiba mais sobre a dor no baixo ventre, entendendo quais são as principais causas e possíveis tratamentos. Obtenha todas as informações que precisa!


Saiba mais sobre a dor no baixo ventre

Por se tratar de um sintoma comum entre diversas causas, a dor no baixo ventre, como já mencionado, deve ser analisada por um médico especialista, a fim de que um diagnóstico adequado seja fornecido.

A dor pode ser resultado de complicações em órgãos da região abdominal ou ainda, da região pélvica, o que torna difícil para o paciente identificar o que realmente está causando o desconforto, pois independente da região e do órgão causa do problema, a dor se reflete em um mesmo local, o baixo ventre.

Para um diagnóstico preciso o médico deverá realizar uma série de exames e testes para descobrir qual a causa e então definir a forma de tratamento mais adequada. Entre as principais causas, estão:

  • Apendicite: a inflamação do apêndice pode causar uma dor aguda que se reflete no baixo ventre, fazendo com que a pessoa acredite que a causa está naquela região;

  • Má-digestão: por proporcionar diarreia, inchaços e prisão de ventre, muitas pessoas associam a má-digestão com dor no baixo ventre ou no abdômen como um todo;

  • Síndrome do intestino irritável: esse problema faz com que o órgão realize movimentos desordenados, causando assim fortes cólicas e dores no pé da barriga;

  • Verminoses: em situações específicas, a presença de vermes no organismo pode também causar dores abdominais e no baixo ventre;

  • Câncer intestinal: em um estágio avançado da doença, pode ocorrer uma dor no abdômen que reflete também no pé da barriga.

Além desses, existem outros problemas nestas regiões que também podem causar esse tipo de dor, como a diverticulite, inflamação intestinal, doença inflamatória pélvica, cistite, cisto nos ovários, etc.


Principais tratamentos para a dor no baixo ventre

Assim como há uma série de problemas capazes de gerar a dor no baixo ventre, cada uma terá uma forma específica de tratamento, os quais devem ser definidos de acordo com o diagnóstico alcançado.

No caso da inflamação no apêndice (apendicite) que causa dores agudas na região abdominal, por exemplo, é necessário realizar uma intervenção cirúrgica de remoção do apêndice. Já no caso de uma gastroenterite (inflamação na parede dos intestinos e do estômago, a qual é causada por vírus, bactérias ou parasitas), o tratamento se dá por meio do uso controlado de antibióticos e muita hidratação, mediante prescrição médica.

Ou seja, não há um tipo específico de tratamento para a dor no baixo ventre, sendo necessários os exames físicos e clínicos para identificar a real causa. Caso venha sentindo algum desconforto, consulte com um médico urologista.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page