Entenda por que segurar urina causa dor e problemas de saúde.



Você sabia que o ato de segurar urina causa dor e problemas no aparelho urinário de mulheres e homens?


Afinal, a bexiga do ser humano funciona como um reservatório de fluidos que possui capacidade limitada e que impede que a urina precise ser expelida a todo instante. Porém, é importante não extrapolar a limitação desse reservatório e esvaziar a bexiga variadas vezes ao longo do dia.


Nesse sentido, a bexiga demanda de um comando do sistema nervoso do ser humano para avisar quando a pessoa precisa ir ao banheiro. O problema é que algumas pessoas não conseguem perceber esse comando com facilidade e, por isso, acabam “esquecendo” de ir ao banheiro durante o dia.


Outro fato que colabora para o ato de segurar a urina é a rotina de trabalho exaustiva e a grande lista de compromissos que as pessoas possuem ao longo do dia. A maioria dos indivíduos foca em cumprir as suas atividades profissionais e pessoais e acaba deixando de lado práticas simples e importantes para o bom funcionamento do corpo humano, como a eliminação da urina.


Sendo assim, a bexiga acaba ficando cheia de urina e o canal da uretra acaba não sendo limpo e nem conseguindo eliminar as bactérias que possam ter se acumulado no órgão, resultando em quadros de infecção urinária, por exemplo.


Sem contar no fato de que segurar urina causa dor e também prejudica os músculos do assoalho pélvico e ocasiona problemas nos rins.


Por que segurar urina causa dor? Saiba mais


É importante ressaltar que o ideal é ir ao banheiro a cada duas ou três horas por dia. Isso vale tanto para homens como para mulheres. Lembrando que ir muitas vezes ao banheiro durante o dia também pode sinalizar algum problema, como bexiga hiperativa, por exemplo.


Além disso, vale destacar que o hábito de tomar água também é indispensável para a saúde, incentivando a eliminação de urina e facilitando o funcionamento do corpo humano como um todo. Se você costuma “esquecer” de hidratar-se, uma boa dica é contar com aplicativos ou mesmo despertadores em seus celulares para lhe avisar que chegou a hora de fazer xixi.


Segurar urina causa dor e também problemas de próstata aumentada nos homens, na maioria das vezes. Já nas mulheres são mais comuns os quadros de infecção urinária.


Mas, sempre que você notar alterações em sua rotina miccional, dores na região pélvica e alterações em seu trato urinário, procure um médico especialista em urologia para sanar suas dúvidas, obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado para o seu quadro médico.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo