top of page

FISIOTERAPIA PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA


Poucas pessoas sabem, mas a fisioterapia tem uma grande importância na atuação da prevenção e tratamento da incontinência urinária. O procedimento é indicado tanto antes como depois da cirurgia e tem como objetivo fortalecer os músculos do assoalho pélvico para impedir a perda involuntária da urina.

Para que tenha efeito, a fisioterapia precisa ser feita diariamente em casa e na clínica por pelo menos uma vez na semana. Os exercícios de Kegel, a eletroestimulação, o biofeedback e os cones vaginais são as formas mais usadas para o tratamento do problema.

Eletroestimulação

É um recurso em que o aparelho é colocado dentro da vagina ou em volta do pênis. O procedimento emite uma leve corrente elétrica, totalmente suportável, que realiza a contração do perímetro involuntariamente.

Biofeedback

Assim como na eletroestimulação, é introduzido um pequeno aparelho na vagina que é ligado a um computador que gera imagens e sons durante a contração do períneo. É muito útil para mulheres com dificuldade para identificar os músculos que devem ser contraídos, pois ajuda a encontrá-lo e, tendo mais consciência do local, adquire mais força para realizar cada movimento.

Exercícios de Kegel

Para realizá-lo é preciso estar com a bexiga vazia, depois deverá deitar de barriga para cima e contrai-la 10 vezes seguidas. É preciso fazer 10 repetições dessa série, totalizando 100 contrações. É muito importante que identifique os músculos do assoalho pélvico para fazer o exercício. Identificados, pede-se que segure o xixi enquanto estiver urinando. Se conseguir diminuir o jato de urina, significa que está contraindo os músculos certos.

Cones vaginais

Semanas após a rotina de exercícios de Kegel, o fisioterapeuta poderá indicar a introdução de pequenos cones dentro da vagina para fortalecer ainda mais os músculos do assoalho pélvico. Os cones possuem pesos diferentes e é necessário que inicie com o menor.

Lembre-se que a consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita.



Para agendamento, entre em contato:

Dr. Humberto Montoro

Instituto de Urologia de Maceió

(82) 3241 - 3000

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page