INFECÇÃO NO TRATO URINÁRIO FEMININO!

A infecção do trato urinário é um problema que afeta uma grande parte da população feminina. Por isso é fundamental estar atento as principais causas, sintomas e tratamentos voltados à essa condição.

Quais são as causas da infecção do trato urinário?

Diferentes fatores podem ser responsáveis pela infecção do trato urinário. Essa doença consiste na penetração de bactérias no trato urinário, normalmente originadas pelo desenvolvimento da bactéria E. Coli.

Quando microrganismos penetram nos tecidos do trato urinário, ocasionam reações inflamatórias responsáveis pelos sintomas desconfortáveis da infecção urinária. Hábitos higiênicos são grandes aliados na prevenção de infecção do trato urinário.

Alguns cuidados após a evacuação e a relação sexual podem ser considerados como medidas preventivas em relação à infecção do trato urinário. É necessário limpar a região sem passar o papel higiênico do ânus para a vagina e, sim, ao contrário.

Também deve-se lavar a região após as relações sexuais (uma média de 2 terços das mulheres mais jovens apresentam problemas devido a atividade sexual). Porém, é necessária atenção quanto ao exagero de limpeza, que também pode estar relacionado ao problema.

O excesso na limpeza, além de causar irritação, pode beneficiar a instalação de bactérias locais e a infecção urinária. Especialmente quando se faz o uso de desodorantes íntimos e/ou produtos com propriedades cáusticas e esfoliantes.

As roupas íntimas feitas de material sintético podem, igualmente, colaborar para a proliferação de bactérias, pois diminuem a ventilação e mantêm o ambiente úmido. Já os tecidos de algodão ajudam a manter a região mais seca, deixando-a menos suscetível às infecções.

Dor na bexiga pode significar infecção do trato urinário?

Normalmente, a dor intensa na bexiga pode indicar infecção urinária ou alguma irritação provinda de cistos ou cálculos renais. No entanto, várias outras patologias podem ser responsáveis por essas dores. Por isso, é fundamental o estudo e diagnóstico do quadro por um médico urologista, que avaliará o paciente de forma completa.

Os principais sintomas da infecção do trato urinário são:

• Dor e/ou ardência ao urinar;

• Febre, calafrios (quando rins são acometidos: pielonefrite);

• Aumento da frequência de idas ao banheiro;

• Dor na bexiga durante relações sexuais;

• Alguns casos podem apresentar sangramento na urina.

Tratamento

É muito importante estar atento aos sinais transmitidos pelo corpo, por isso, ao notar qualquer sintoma relacionado à infecção do trato urinário, procure um urologista.

Normalmente, o tratamento tende a ser ágil e rápido. Contudo, para que isso se desenvolva de maneira fácil, é necessário contar com um médico especializado e de confiança, que irá estudar seu caso através de seu histórico e de exames específicos.