top of page

Quais são os sintomas de bexiga inflamada e como tratar



Você sabe identificar os sintomas de bexiga inflamada? No post de hoje vamos tratar de uma doença que incomoda a maioria da população, independente de gênero ou idade, a cistite.


Também chamada de bexiga inflamada, a doença é causada por bactérias ou fungos que se aglomeram na região da uretra, especificamente na bexiga, causando ardência ao urinar e outros sintomas desconfortantes.


Nas mulheres essa enfermidade pode ser mais comum por conta da uretra feminina ser mais curta que a dos homens e mais próxima da região anal. Homens com próstata aumentada e meninos com fimose ou outras doenças na próstata são mais propensos aos quadros de cistite.


Além disso, é bastante comum que a cistite se manifeste após o sexo, devido a possíveis traumas na uretra e o aumento da vulnerabilidade da bexiga às bactérias durante as relações sexuais.


Continue a leitura para descobrir quais são os sintomas de bexiga inflamada, como prevenir e tratar essa doença.


Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma


A cistite é uma síndrome geralmente associada infecção urinária. A infecção urinária pode se iniciar na bexiga e em algumas ocasiões pode abranger todo o trato urinário, por exemplo os rins (pielonefrite).


É importante ficar atento aos sintomas de bexiga inflamada e tratar a doença da melhor forma o quanto antes. Veja quais são eles:

  • Urgência e aumento da frequência miccional;

  • Baixo volume de urina em cada micção;

  • Ardência ao urinar;

  • Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;

  • Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.


É importante ressaltar que ao perceber os sintomas de bexiga inflamada é recomendado procurar um médico especialista, realizar os exames necessários e assim obter um diagnóstico assertivo para poder iniciar o quanto antes um tratamento eficaz.


É bastante comum que os médicos indiquem a administração de antibióticos, lembrando que o tratamento pode variar conforme o tipo de bactéria e o nível de inflamação da bexiga do paciente.


Beber bastante líquidos, manter hábitos de higiene íntima, ter uma rotina miccional regular e lembrar de urinar após as relações sexuais são ótimas formas de prevenir os sintomas de bexiga inflamada, visto que a urina elimina as substâncias tóxicas e bactérias do organismo.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page