top of page

Saiba mais sobre HPV


O HPV é o termo utilizado para designar o papiloma vírus humano causador de verrugas anogenitais na população sexualmente ativa. É um dos principais motivos de consulta em ambulatórios de urologia.


A infecção por HPV têm alta incidência na população sexualmente ativa e na maioria dos casos é completamente assintomática ou subclínica. Numa parcela da população apresenta-se com a presença de verrugas genitais, também conhecida como condiloma acuminado ou “crista de galo”.


Existem mais de 200 tipos de HPV descritos com uma parcela destes acometendo o trato anogenital. São divididos em alto risco ou baixo risco dependendo do potencial de desenvolvimento de lesões malignas, principalmente câncer de colo de útero na população feminina.


Existem diversos tipos de tratamento para verrugas causadas por HPV na população masculina como: crioterapia, cauterização química, uso de imunomoduladores até tratamento cirúrgico. A escolha da terapia mais adequada depende de avaliação por médico especialista.


Atualmente existem vacinas para prevenção do HPV. O Ministério da Saúde recomenda vacinação para meninos e meninas entre 9-14 anos e até 26 anos napresença de algumas doenças associadas.


É importante destacar que o autoexame não substitui as consultas de rotina e o paciente deve sempre recorrer à experiência do médico.

Então agende já sua consulta nos Instituto de Urologia de Maceió e comece a se prevenir desta e outras doenças que podem afetar a sua saúde!




Para agendamento, entre em contato:

Dr. Humberto Montoro

Instituto de Urologia de Maceió

(82) 3241 - 3000

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page