SAÚDE DO HOMEM: COMECE O ANO COM A SAÚDE EM DIA

Cuidar da saúde deveria ser um hábito de todos. Contudo, pesquisas mostram que os homens ainda têm bastante resistência quanto aos cuidados com a saúde. Mais da metade dos pacientes do sexo masculino chegam aos consultórios com as doenças em um estágio avançado, podendo comprometer o resultado do tratamento.

Além disso, os hábitos de fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, a má alimentação, falta da prática de atividade física, não se proteger durante as relações sexuais e manter uma rotina estressante são os principais fatores de risco para o surgimento de doenças que podem levar a morte.

Principais doenças que afetam o sexo masculino

– Câncer de próstata: O câncer de próstata é a doença que mais mata os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O problema consiste em um tumor que afeta a região, localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra.

– Hiperplasia prostática benigna: É o aumento não canceroso da próstata que, em alguns casos, pode bloquear a passagem da urina pela uretra, causando sintomas como dificuldade para urinar ou o aumento da frequência de idas ao banheiro.

– Incontinência urinária: A doença consiste na perda involuntária de urina, podendo ter várias causas e sintomas diferentes.

– Distúrbios de ereção: É a dificuldade que um homem encontra para atingir uma ereção ou simplesmente mantê-la por um certo tempo durante o ato sexual.

Exames para serem feitos regularmente

Além de adotar hábitos mais saudáveis na rotina, é imprescindível iniciar um acompanhamento médico, com a realização de exames regulares para a prevenção de doenças sérias.

Os principais exames solicitados pelos médicos urologistas para homens são:

– Toque retal e exame de PSA para homens acima dos 50 anos;

– Cistoscopia;

– Urofluxometria;

– Teste de doenças sexualmente transmissíveis;

– Exame de sangue;

– Exame de urina;

– Entre outros.

A periodicidade que esses exames devem ser feitos dependem do histórico do paciente.

No Instituto de Urologia de Maceió, temos uma equipe especializada preparada para atendê-lo. Somos referência em exames e tratamentos urológicos em Maceió. Marque agora mesmo a sua consulta.