Vasectomia - Entenda para que serve


A vasectomia é um método cirúrgico contraceptivo masculino definitivo. O espermatozoide é produzido pelo testículo e levado até vesícula seminal onde fica armazenado até o momento da ejaculação, pelo um canalículo chamado deferente.

A cirurgia consiste em ligar os deferentes bilateralmente próximo dos testículos.

O espermatozoide que é produzido pelos testículos, sofre um processo de maturação passando pelos epidídimos, deferente até chegar nas vesículas semanais, isto, poderá demorar em média 60 dias.


Assim quando se realiza a vasectomia o homem deverá aguardar todos os espermatozoides ainda presentes nos deferentes e vesículas seminais serem eliminados completamente, isto ocorre em média, após 15 a 20 ejaculações, depois da cirurgia. Após esse período realiza-se um exame chamado de espermograma para avaliar a ausência de espermatozoide, só assim está garantido o sucesso do procedimento, pois a mulher para engravidar necessita de apenas um espermatozoide.

Como é a cirurgia:


O procedimento é realizado ambulatoriamente com anestesia local, com pequena incisão na região escrotal para ter acesso aos deferentes que serão ligados bilateralmente. Casos de indivíduos muito estressados, poderemos recorrer a uma sedação anestésica, durante o procedimento. O procedimento é seguro com baixíssimo risco de complicação.


Quem poderá fazer a cirurgia de vasectomia:

A lei diz homens acima de 25 anos que tenham 2 filhos, podendo ter exceções, mas isso deverá ser discutido com casal e seu urologista.

Em caso de arrependimento, existe um procedimento de reversão da cirurgia, porém não apresenta 100% de sucesso após o procedimento


Recomendação – Se existe dúvida em relação ao números de filhos que gostaria ter, não faça o procedimento.


Dr. Humberto Montoro

Instituto de Urologia de Maceió

82 3214 - 3000

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo